Último dia para visitar a Exposição Imanência

 

No próximo sábado (20), chega ao fim a etapa expositiva do Projeto Imanência com a Desmontagem Raiz Forte  – série de encontros para promover a cultura afro-brasileira contemporânea que têm como pauta o processo criativo de artistas, produtores e outro profissionais da área cultural. Com início às 14 horas, essa atividade acontece no Raiz Forte Espaço de Criação.

 

Com ações realizadas desde março deste ano, o Projeto Imanência fez uso da co-criatividade para sensibilizar a respeito da temática étnico-racial e contribuir para combater o racismo no ambiente escolar. Durante a roda de conversa da Desmontagem, os idealizadores e equipe envolvida com o Imanência irão tecer suas avaliações e reflexões sobre percurso do criativo dessa experiência.

 

A primeira etapa do Projeto Imanência consistiu na Imersão Imanência – atividade voltada turmas de educadores que foram convidados a pensarem formas de mediar os efeitos psicossociais do racismo a partir de suas próprias realidades cotidianas. Juntos, esses educadores e co-criadores desenvolveram conteúdos visuais e multimídias diversos que foram expostos na Exposição Imanência –  mostra interativa que foi aberta ao público em geral em meados de abril e se encerra nesta sexta-feira (19) no Raiz Forte Espaço de Criação. Não deixe de visitar!

 

Sobre o Projeto Imanência

O Projeto Imanência é resultado da parceria entre outras dois projetos: o Raiz Forte e o Macunaímãs, e todas as suas ações acontecerão no Raiz Forte Espaço de Criação, que fica situado na Escadaria do Rosário, no Centro de Vitória. Esta iniciativa conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo, por meio de projeto contemplado pelo Edital nº 002/2016 – Valorização da Diversidade Cultural, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab-Ufes), do Programa Afro-Diáspora, da Universitária FM 104.7 e Dogueto.

 

A parceria entre o Macunaímãs (www.macunaimas.com.br) e o Raiz Forte (www.projetoraizforte.com.br) se deu em 2016, no Museu Capixaba do Negro, ocasião em que essas duas iniciativas promoveram a capacitação de 26 arte-educadores da Grande Vitória. Dessa experiência e inspirada na pluralidade étnico-racial brasileira, foi desenvolvida a coleção de imãs para geladeira: “Macunaímãs Raiz” que é composta por quatro kits de personagens com adereços e formas que possibilitam inventar cabelos e penteados, além de ser uma alternativa para a falta de produtos dessa natureza no universo dos brinquedos.

 

SERVIÇO:

– Exposição Imanência

Quando: até sexta-feira (19), das 8 às 12, e das 14 às 18h

Entrada Franca!

Exposição interativa que faz uso de processos artísticos e conteúdos multimídia co-criados por educadores para lançar reflexões sobre o racismo escolar cotidiano escolar. Apresentando-se como uma obra aberta, essa mostra é viva e dinâmica, pois os visitantes podem contribuir com a construção de novos conteúdos à medida que percorrem e interagem com seus espaços e instalações.

 

– Desmontagem Raiz Forte com o Projeto Imanência

Quando: sábado (20), a partir das 14 horas

Entrada Franca!

Roda de conversa com a presença dos idealizadores e equipe envolvida com o Projeto Imanência. A Demontagem é um programa de encontros sobre a cultura afro-brasileira contemporânea que busca aproximar o público do processo criativo de artistas, produtores e outro profissionais da área cultural.


LOCAL: Raiz Forte Espaço de Criação – Escadaria do Rosário – Centro – Vitória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *