Aberto o agendamento de turmas para a Exposição Imanência

Educadores podem levar seus alunos para vivenciarem essa proposta artística que parte da estética capilar para discutir o racismo. A Exposição Imanência ficará sediada no Raiz Forte Espaço de Criação, no Centro de Vitória, até o dia 18 de maio

Professores da educação formal e educadores de iniciativas socioculturais diversas interessados em proporcionar uma reflexão sobre a temática étnico-racial para seus educandos podem solicitar uma agenda de visitação na Exposição Imanência. Essa proposta expositiva interativa será aberta no próximo dia 18 de abril e fará uso de recursos multimídia para evidenciar a importância do fenótipo negro na formação da sociedade brasileira.

As visitações de turmas contarão com a presença de mediadores culturais que conduzirão um roteiro lúdico e estético-político por seus espaços e instalações. A Exposição Imanência funcionará de quarta-feira até sábado, das 8 às 12h e das 14 às 18h, e ficará aberta até o dia 18 de maio no Raiz Forte Espaço de Criação, que fica situado na Escadaria do Rosário, no Centro de Vitória. O agendamento de turmas é gratuito e deve ser feito através do Formulário On-line .

Dividida em ambientes distintos, a Exposição Imanência irá reconstruir as experiências de educadores participantes da Imersão Imanência, que foram encontros presenciais realizados no último mês de março nos quais eles refletirem sobre o racismo por meio de processos co-criativos. Durante essa vivência,  os educadores foram co-criadores, ou seja, colaboraram com produção de conteúdos visuais e multimídias que farão parte da Exposição. Entre essas produções coletivas estão personagens confeccionados sobre uma manta imantada que foram criados a partir de relatos coletados entre os próprios participantes.

Raiz Forte + Macunaímas

A Exposição e a Imersão integram o projeto homônimo e que tem como objetivo contribuir com o combate ao racismo institucional e, em especial, o racismo escolar.  O Projeto Imanência é resultado da parceria entre outras dois projetos: o Raiz Forte e o Macunaímãs, e todas as suas ações acontecerão no Raiz Forte Espaço de Criação, que fica situado na Escadaria do Rosário, no Centro de Vitória. Esta iniciativa conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo, por meio de projeto contemplado pelo Edital nº 002/2016 – Valorização da Diversidade Cultural, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, do programa de rádio Afro-Diáspora e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufes.


SERVIÇO:

Agendamento de Turmas para visitar a Exposição Imanência

Formulário de Agendamento

No formulário deverão ser  informados o nome da escola ou instituição, o ano escolar ou faixa etária da turma, nome e telefone de contato do educador/acompanhante responsável.

IMPORTANTE: o limite para cada turma é de 40 até pessoas. O agendamento e a visitação são gratuitos.

LOCAL: Raiz Forte Espaço de Criação – Escadaria do Rosário – Centro – Vitória

 

Saiba mais:

Site do Projeto Imanência

Imersão Imanência: criação coletiva para pensar o racismo

Imanência propõe combater o racismo na escola por meio da arte e da valorização do fenótipo negro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *